22 de Fevereiro, 2024

EVENTOS REALIZADOS

A Associação Aproximar os Enfermeiros, organizou o I Congresso (Re)Pe(N)sar Enfermagem: Que Futuro? que se realizou na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere nos dias 22 e 23 de setembro, com um programa científico diversificado abordado por peritos reconhecidos nas áreas em discussão: Qualidade e Segurança em Saúde, Dotações Seguras, Ensino de Enfermagem e Indicadores de Enfermagem.

O congresso teve como objetivos principais:

1.         Proporcionar espaços de reflexão e discussão sobre as políticas de saúde, em especial as que dizem respeito à disciplina de enfermagem

2.         Promover a divulgação de boas práticas de gestão em enfermagem

Neste Congresso realizaram-se 5 mesas, 3 conferências, 2 workshops, 1 sessão de entrega de prémios, e contámos com a empenhada participação de 3 conferencistas, 16 palestrantes e 9 moderadores. 

Durante 2 dias diversos oradores abordaram os temas prementes da atualidade relativamente a determinantes relacionados com o futuro que queremos para a nossa profissão e para o ensino da enfermagem.

Uma palavra de apreço para os colegas que apresentaram trabalhos científicos no Congresso, pela qualidade elevada dos mesmos e pelo entusiasmo e dinamismo que colocaram na sua realização. Este é um dos motivos para a existência deste Congresso Anual e desejamos que a discussão destes trabalhos possa ter reflexo no crescimento científico da profissão.

Agradecemos a todos os que estiveram presentes no I Congresso (Re)Pe(N)sar Enfermagem: Que Futuro?. Foi uma grande honra e satisfação poder contar com o contributo que, individual e coletivamente, permitiu alcançar o sucesso deste evento. 
Aos palestrantes, moderadores, apresentadores de trabalhos científicos e à comissão científica agradecemos a participação ativa e a qualidade das participações.
Congratulamos ao técnico de imagem do congresso que nos acompanhou e apoiou neste evento.

Agradecemos as parcerias e a presença no congresso, nomeadamente à Câmara Municipal de Alvaiázere, à Editora Sabooks, à Wellion Medtrust, Licor de Chícharo D’ Alvaiázere, L-Mesitran, Diaz design, Carlos Costa, Luís Bandeiras e Joaquim.

A discussão, reflexão conjunta, partilha interpares e formação atualizada são elementos fundamentais para o crescimento da enfermagem como profissão e para a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade. A colaboração entre os enfermeiros, as instituições de saúde e as instituições académicas é fundamental para alcançar esses objetivos e para a valorização dos enfermeiros.

Contamos consigo no II Congresso (Re)Pe(N)sar Enfermagem: Que Futuro? em 2024.

Como foi a Primeira edição do Congresso

Reveja em fotos o I Congresso (Re)Pe(N)sar Enfermagem: Que Futuro?

22 de setembro 2023

Programa social